-- Casa de força

Casa de Força (Usina)

As obras da Usina de Itupararanga foram conduzidas com grande competência pelos engenheiros Frank Robotton, J.H.Sneaton, Thomas H. Olds e M.J.Slatel, da São Paulo Electric Co. Ltd., possibilitando que, em abril de 1912, uma inauguração parcial da mesma fosse realizada com a geração de 4000 Kw para o atendimento da demanda de Sorocaba e região.

A despeito das dificuldades da empreitada, em maio de 1914 e, respectivamente, em junho e em agosto do mesmo ano, foram inauguradas três unidades geradoras. E finalmente, em 1925, a usina completava sua capacidade total com potência instalada de 56.124 volts sendo, posteriormente, ampliada para 88.000 volts. O armazenamento de água, a essa altura, comportava a impressionante marca de 318 milhões de metros cúbicos/dia.

As instalações na Casa de Força incluíam:

  • Quatro turbinas horizontais gêmeas tipo Francis de 17.400 HP, fabricadas pela Voight, dando, cada uma, 600 revoluções por minuto para o acionamento dos alternadores.
  • Duas turbinas horizontais, tipo Pelton, dando 600 RPM para o acionamento das excitatrizes.
  • Três geradores trifásicos de 6.600 volts, 60 ciclos, de 10 mil quilovolt-ampéres cada um, fornecidos pela Westinghouse.
  • Dois dínamos excitadores de 400 Kw cada um, congregados não apenas com as turbinas mas, também, com motores síncronos de 600 HP. 
  • Os necessários transformadores-elevadores para a transmissão à São Paulo, sob 88 mil volts e, para Sorocaba e São Roque, sob 24 mil volts.